Quem aqui já fez ou conhece alguém que fez a extração do dente siso, será que ela é necessária? A extração do dente siso é uma das cirurgias mais corriqueiras na área de odontologia. Hoje nós vamos analisar se esse procedimento é mesmo necessário e quais são as consequências da extração.
Saber sobre a extração do dente siso é importante para que você tenha segurança para tomar as decisões certas. Também é importante para aquelas pessoas que se sentem inseguras sobre uma extração ou estão ansiosas por conta de um familiar que fará a cirurgia.
Bem, então vamos analisar. A extração do dente siso é realmente necessária? Vejamos
As particularidades do dente siso
O nosso famoso dente siso é o terceiro molar. Esse dente é um dos últimos que irão nascer em sua boca. Alguns problemas surgem antes mesmo que o terceiro molar apareça fora da gengiva, devido a posição que se encontra e seu tamanho há casos até de dentes que precisam da extração antes mesmo que eles sejam visíveis.
Como a extração do dente siso corrige os problemas
Quando o dente siso aparece ele pode empurrar outros dentes, causando uma dor extrema. Outro problema também está na dificuldade de higienização do dente, por estar lá no fundo da boca. A falta de higienização no terceiro molar pode acarretar na presença de cáries e doenças de gengiva que irão diminuir a saúde da boca como um todo. Podendo até mesmo danificar os dentes que estão próximos a ele.
Se já não bastasse, além da dor natural do dente – como dissemos, causada pelo desajuste entre os dentes – o siso cariado também será responsável por dor e inchaço no rosto. Ou seja, um problema duplo. A extração é mais do que necessária. Para corrigir todos os problemas que o dente siso pode desenvolver é preciso fazer a extração. Essa cirurgia requer conhecimento das estruturas da região onde se localiza o siso, para que se realize a remoção com o menor trauma possível e uma recuperação mais rápida e sem maiores complicações.
Etapas antes da extração do dente siso
Sempre o dentista solicitará um raio-X antes da extração do dente siso. O raio-x tem como finalidade orientar como o siso está posicionado nas estruturas. Em algumas situações é necessário exame mais aprimorado que seria este a tomografia.
Como é a recuperação após a extração do dente siso
Muitas pessoas consideram a recuperação da extração do dente siso um pouco chatinha, contudo, ela também pode ser muito simples se os procedimentos forem seguidos corretamente. O dentista dará diversas orientações, e também prescreverá medicamentos pré e pós cirurgia. No geral: é importante evitar esforço físico nos primeiros dias. A alimentação também precisa ser vigiada, preferência para uma dieta líquida, fria e pastosa. Mais uma vez, cabe ao dentista a última palavra sobre o que você poderá fazer após a extração do dente siso, contudo, tenha tranquilidade. Essa é uma cirurgia corriqueira e que irá melhorar, em muito, a sua saúde bucal.
Dá para viver sem fazer a extração do dente siso?
Veja bem, fazer a extração do dente siso é um procedimento que deve ser considerado caso algum problema já esteja aparecendo (como a dor) ou quando ele esteja interferindo no dente vizinho. Contudo, muitas pessoas vivem tranquilamente sem submeterem-se à extração do dente siso. O cirurgião-dentista é a pessoa indicada para avaliar as condições e indicar a possível remoção.
E se você quiser saber se precisará ou não extrair o seu dente do siso, marque uma consulta. Estamos disponíveis para lhe atender.