O atendimento odontológico para crianças é um processo delicado, principalmente quando é a primeira vez que a criança está indo ao dentista. Por isso, é importante adotar algumas estratégias para melhorar essa experiência.
É natural que a criança tenha reações como se assustar e até mesmo gritar e chorar, por ser uma experiência nova. E isso pode acontecer na primeira ida ao dentista, uma vez que o ambiente é totalmente desconhecido para ela.
Por isso, o dentista precisa traçar algumas estratégias no atendimento odontológico para crianças, visando tornar essa experiência mais agradável para todos os envolvidos.
Atendimento Odontológico para Crianças: Traçando Estratégias
Toda criança tende a temer o ambiente desconhecido. Portanto, uma das estratégias para tornar o consultório odontológico mais amigável é utilizar brinquedos na decoração do espaço.
Disponibilizar um ambiente com o qual a criança se identifique, usando da ludicidade e com itens do universo infantil tende a contribuir para que a criança se sinta confortável no local.
Outra técnica interessante para aliviar a tensão, é orientar a criança exatamente o que será feito. Para tal, cabe ao dentista estabelecer um diálogo com o paciente.
Apresentar o instrumento, explicar para que ele serve e como ele será usado dá a criança a sensação de confiança. E é exatamente isso que a criança precisa para conseguir relaxar e ser atendida da melhor maneira possível.
Converse com os Pais
Uma boa forma de evitar que a criança chegue ao consultório apavorada é conversando com seus pais. Nessa conversa é possível entender se a criança tem algum motivo para o medo, como uma experiência traumática anterior.
Durante essa conversa, explique aos pais que o atendimento odontológico infantil é fundamental para a saúde bucal. De modo que toda criança que começa a ser atendida cedo tende a ter a saúde bucal muito melhor ao longo da vida.
Evitando assim a perda de dentes e os problemas como cáries, porque desde cedo a criança foi bem orientada com relação aos hábitos de higiene bucal.
Além disso, é importante passar todas as informações relevantes sobre o atendimento para os pais, de modo que eles também se sintam seguros com os procedimentos que serão feitos ao longo da consulta.
Vale também orientar aos pais que a ida ao consultório seja um momento descontraído. Evitando o velho hábito de dizer que ir ao dentista será a punição por alguma travessura.
A Sala de Espera Faz Parte da Experiência
O atendimento odontológico para crianças precisa ser uma experiência positiva. De modo que ela cresça sem traumas que a façam um adulto com medo da consulta ao dentista.
Músicas calmas, desenhos para colorir, brinquedos, livrinhos, mobília colorida, absolutamente tudo pode ser usado para que a sala de espera seja lúdica.
E mesmo com todos esses diferenciais, é extremamente fundamental não deixar a criança esperando o atendimento por muito tempo, evitando assim a irritabilidade ocasionada pelo longo período de espera.
Cuidados como esses são importantes para demonstrar sua preocupação com seus pequenos pacientes desde que eles entram no consultório. Criando assim um espaço em que eles possam se divertir e descontrair, o que já evita o medo de dentista.
Explique e Incentive a Coragem
Ao explicar os procedimentos que serão feitos em seu paciente, incentive a coragem de fazê-los através do lúdico.
Por exemplo “seu super-herói favorito também faz limpeza dos dentes para mantê-los bonitos”. Analogias também são positivas, como “o tratamento de cárie é para tirar um bichinho do dente”.
Adaptar a sua linguagem nas explicações para que seu pequeno paciente entenda, dá a ele confiança e coragem. O que é fundamental para que a criança não tenha medo da ida ao consultório e possa cuidar dos dentes sem temores.
Incentive o Bom Comportamento
Durante o atendimento odontológico a criança se comportou e participou das explicações sobre o que seria feito? Então é hora de incentivar a manutenção desse comportamento.
Um kit de cuidados de higiene, um desenho ou qualquer outro mimo que possa agradar é bem-vindo. Gerando a aproximação entre você e seu paciente, algo que é extremamente importante para o bom comportamento em todas as próximas consultas.
Aliás, os pais precisam estar cientes da importância da frequência no consultório para que possam evitar cáries e problemas de saúde bucal em seus pequenos. Algo que é sempre reforçado ao final da consulta na Policlínica.