A placa dentária não tem absolutamente nada de inofensiva, por isso, é importante prevenir seu surgimento para que esse não se torne um problema na sua saúde bucal.
Para te ajudar, separamos 5 dicas de como prevenir a placa dentária! A higiene bucal adequada deve ser uma preocupação diária, de modo que você possa evitar doenças que lhe proporcionem dores de dente e outros problemas mais graves. A placa dentária é um problema que muitas vezes é considerado inofensivo, algumas pessoas acham normal esse acúmulo pegajoso sobre os dentes, mas além de nãos ser normal, a placa representa um perigo para a sua saúde.
O Que é Placa Dentária?
Para saber como se prevenir da placa bacteriana e qual a importância dessa prevenção, precisamos entender o que é essa camada pegajosa que recobre os dentes.
A placa dentária, também conhecida como biofilme, ocorre quando existe um acúmulo de restos de alimentos e bactérias que se prendem na região do dente e da gengiva por falta ou higienização inadequada. Este acúmulo gera sangramento que é um indicativo da doença gengivite instalada. A formação da placa pode ocasionar o tártaro, que é quando essa placa não é removida.
O tártaro é a calcificação da placa dentária, que pode causar manchas nos dentes afetado, mau hálito e alguns casos contribui para a formação de cáries nos dentes.
A presença de tártaro é o precursor da doença periodontal, que é a infecção gengival grave, visto que esta doença se dá nas estruturas de sustentação dos dentes, é comum mas bastante evitável, sendo aparente ou não em caso de estar o tártaro abaixo da gengiva. A doença periodontal é causada por má higiene oral podendo levar a perda do dente, e é um fator de risco quando cai na corrente sanguínea podendo causar doenças cardíacas, pulmonares e renais. Sendo importantíssimo que o paciente identifique e procure ajuda de um dentista para realizar o tratamento adequado, uma vez que a periodontite pode ocasionar problemas em sua saúde geral.
A placa bacteriana torna o meio bucal favorável para a formação de cárie dental, pois a placa estando sobre os dentes se torna o alimento para as bactérias que produzem os ácidos e consequentemente desmineralizar os dentes. O resultado da desmineralização é a mancha branca que evolui para cavidades.
5 Dicas Para Prevenir a Placa Dentária
Escove os Dentes Após as Refeições
O primeiro e mais importante passo para evitar a formação de placas é a escovação dos dentes após a ingestão de alimentos. Isso é importante porque os restos de alimentos acumulados juntamente com as bactérias da boca é que formam a placa, por isso, se não existir o resto de alimento entre os dentes a placa não se formará.
A escovação adequada é a principal aliada de uma saúde bucal sempre em dia.
Use Fio Dental
Ao menos uma vez durante o seu dia, faça o uso do fio dental para completar a limpeza dos seus dentes. O fio dental é um grande aliado da higienização bucal, contribuindo para que não fique nenhum resto de comida na boca.
Muitas pessoas não possuem o hábito de realizar a utilização do fio, mas ele é fundamental para a remoção de partículas que não são alcançadas durante a limpeza que é feita apenas com a escova.
Cuidado Noturno
Durante a noite é preciso ter ainda mais cuidado para prevenir a placa dentária. Serão muitas horas dormindo e as bactérias podem se proliferar com mais facilidade se a higiene não for corretamente feita. Mesmo ao escovar os dentes pela manhã, as bactérias tiveram a noite toda para agir em sua boca, por isso, o cuidado é tão importante durante à noite, uma vez que pela manhã o estrago já terá sido feito.
Alimentos Doces
Evitar o consumo de doces e alimentos açucarados é uma boa opção para a diminuição das placas dentárias. Alimentos açucarados e repletos de amido costumam grudar nos dentes, ocasionando maiores dificuldades na limpeza cotidiana.
Ida Regular Ao Dentista
Fazer visitas regulares ao seu dentista contribui para manutenção da sua saúde bucal. O dentista vai avaliar qual a necessidade individual para manter a melhor saúde bucal.
Visite Seu Dentista
Agora que você já sabe que a placa prejudica os dentes e a saúde bucal, sendo um problema com grande potencial para se agravar, que tal agendar uma visita ao seu dentista? O profissional saberá identificar se existe a formação de placas dentárias, podendo te orientar sobre a higiene da sua boca para que o problema não se agrave.
Afinal, prevenir a placa dentária é um passo importantíssimo para que seus dentes estejam protegidos de cáries e outros problemas gengivais. Garantindo um sorriso saudável e bonito, livre de acúmulos de sujeira que deixam o seu hálito desagradável e seu sorriso com pequenas manchas.