Está Com Dor na Mandíbula? Saiba O Que Fazer

Está Com Dor na Mandíbula? Saiba O Que Fazer

A dor na mandíbula é um enorme inconveniente, dificultando a fala e a mastigação. Essa dor pode ter diferentes causas, sendo importante diagnosticar o problema para evitá-la.

Se ao bocejar, falar ou mastigar você apresenta desconforto no rosto, seja leve ou intenso, esse é um forte sinal de que algo está errado e que você precisa de ajuda.

Diagnosticar a Causa da Dor na Mandíbula

Muitas vezes a primeira atitude que se tem ao sentir dor é procurar uma medicação e consumir por conta própria.

Como sabemos a automedicação não é indicada, pois é necessário um diagnóstico correto da doença para então usar o medicamento certo.

O bruxismo pode ser a causa da dor e também hábitos parafuncionais ( mordiscar caneta, lábios, etc.), assim como  infecção na polpa do dente, doenças em estágio avançado ( tumores, abscessos) e até mesmo seus dentes sisos.

Por ser uma dor com muitas origens possíveis, o mais inteligente nesse caso é procurar a ajuda do seu dentista de confiança, para realizar o diagnóstico da sua dor o mais rápido possível.

A automedicação é sempre problemática em qualquer tipo de dor, porque pode mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico preciso do problema, fazendo com que o paciente sofra por mais tempo em busca da solução real para a dor.

Dor na Mandíbula por Motivos Musculares

Como dito anteriormente, sua dor na mandíbula pode estar relacionada a motivos musculares. De fato, nesse caso é comum que o paciente faça a automedicação e por ter a dor aliviada acabe por procrastinar a ida ao dentista.

Isso é extremamente prejudicial! A dor na mandíbula revela que existe algum problema afetando a região, sendo importante avaliar o que está por trás do incômodo visando proteger sua saúde bucal.

Alguns pacientes sequer notam que passam a madrugada inteira rangendo os dentes, o que tende a ocasionar tensão na mandíbula gerando a dor.

Nesses casos, além da dor na mandíbula é comum encontrar o relato de dores de cabeça que surgem ao longo do dia e são difíceis de apresentar melhora.

O tratamento nesse caso requer o uso de placa dentária para dormir, visando proteger seus dentes que podem até mesmo quebrar enquanto você dorme devido ao hábito de apertá-los e ranger durante as horas de sono.

Dessa maneira, é importantíssimo realizar o diagnóstico e tratamento correto para evitar complicações como a quebra de dentes que pode ocorrer devido ao hábito de ranger.

Tratamentos da Dor na Mandíbula

Assim como existem muitas possibilidades de causas para a dor na mandíbula, existem diferentes formas de tratar essa dor, visando corrigir a origem do problema.

Como dito anteriormente, em casos de bruxismo, ou seja, quando o paciente possui o hábito de ranger e apertar os dentes, o tratamento requer o uso de uma placa para dormir, evitando que o problema continue se manifestando.

Já a dor na mandíbula causada pela pressão dos dentes sisos tende a ser tratada com medicação e extração dos dentes.

Essa pressão tende a ocasionar dores de cabeça, sendo comum que o paciente relata a sensação de que toda a arcada dentária está sendo pressionada.

Aliviando a Dor Em Casa

Se você está com dor na mandíbula uma boa forma de aliviar essa dor aguda e recente é colocando compressas de gelo na região afetada. Caso não seja suficiente pode recorrer a um analgésico de seu uso corriqueiro para o auxílio no alívio da dor até que você, o mais rápido possível, vá a um profissional capacitado em diagnosticar e tratar a sua dor.

Esse é um passo simples para aliviar a dor, que não possui contraindicações e irá apresentar resultados no alívio em alguns minutos após a colocação da bolsa de gelo em seu rosto.

O gelo é um aliado interessante porque apesar de aliviar a dor, ele não irá mascarar os sintomas, como pode acontecer em casos onde o paciente se automedica.

A melhor maneira de lidar com essa dor é consultando seu dentista, solicite um atendimento de emergência para que o especialista possa avaliar de forma rápida o que está acontecendo.

Assim, o início do tratamento será mais rápido e você evitará continuar sofrendo com as dores que estão te incomodando.