Higiene Bucal Infantil: a importância de realizá-la adequadamente

Higiene Bucal Infantil: a importância de realizá-la adequadamente

Crianças e dentistas geralmente não é uma combinação consideravelmente agradável.

Isso porque já vem atrelado a uma cultura muito antiga onde a figura desse profissional representa para os pequenos alguém que lhes causa medo. 

Porém, com os avanços na área, esse cenário vem sendo amenizado e em alguns casos até mesmo revertido. 

Com isso, hoje em dia a ida ao dentista pode ser compreendida como algo mais divertido, em comparação a como era vista no passado.

Isso se dá pelas diversas formas e métodos que os profissionais dessa área utilizam para conseguir transformar a ótica da criança sobre a sua ida ao dentista. 

O que é algo muito bom quando o assunto é saúde bucal. 

Mas não se esqueça, assim como é necessário que seu filho frequente o dentista, manter uma boa higiene bucal deve estar sempre na lista de cuidados em casa.

 

A importância da higiene bucal infantil

 

O bem-estar dos pequenos com certeza é uma das maiores preocupações dos pais. E a higiene bucal é uma parte importante para que isso seja mantido.

Como a boca é um ambiente totalmente vulnerável e propício ao aparecimento de bactérias, esses cuidados são extremamente necessários.

E esses cuidados começam em casa. Porém, essa atividade não precisa ser algo chato e desinteressante para as crianças. 

A limpeza da boca do bebê deve ocorrer ainda quando não tem os dentinhos.  O importante neste momento é criar o hábito de higiene no bebê.

Os pais devem usar uma fralda umedecida enrolada no dedo indicador e após as mamadas passar sobre a gengiva do bebê para remover os restos de leite que ali ficaram.

A partir do aparecimento do primeiro dentinho no bebê, é preciso seguir uma rotina de cuidados básicos, como limpá-lo com uma escova infantil compatível com a idade e bem macia.

À medida que o bebê cresce, é necessário escovar os dentinhos com um produto adequado, especialmente desenvolvido para essa faixa etária e sem flúor.

Quando maiores, a partir dos 07 anos a criança já tem a capacidade de fazer uma escovação monitorada, e cabe a você orientá-los e conscientizá-los da importância de manter esses cuidados em dia. 

E isso tudo você pode fazer seguindo alguns passos. 

 

Estabeleça horários 

 

Mesmo que horários fixos para cumprir tarefas aparentam ser uma pressão para a criança, você pode mudar isso utilizando a sua imaginação. 

Algo que envolve muito a criança é os pais junto com a criança fazer a escovação.

Quando a criança vê os pais escovando os dentes e junto a criança faz sua higiene permite ao pequeno entender o hábito da família e que todos também escovam os dentes independente da idade.

Ao invés de mandar seu filho escovar os dentes, procure inovar e fazer esse convite de uma forma divertida. 

Um exemplo: você pode usar e abusar da tecnologia, com aplicativos ou vídeos que apresentam personagens cumprindo a mesma ação para que a criança seja estimulada positivamente.

 

Cuide da alimentação

 

Além da limpeza, os dentes também precisam de nutrientes que são obtidos por meio da alimentação. 

Nesse momento em casa, é importante que as crianças continuem tendo um cardápio saudável e equilibrado, para que assim elas possam ter todos os nutrientes necessários para o seu organismo.

E isso também pode ser uma atividade muito divertida quando feita em conjunto com seu filho. E por que não utilizar os alimentos para montar desenhos e figuras no prato? Eles irão adorar. 

 

Controle os doces 

 

A gente sabe que as crianças são apaixonadas por doces. Muitas vezes até nós adultos não resistimos à esse queridinho que é o açúcar. 

Mas a verdade é que ele é um grande vilão para a saúde bucal e estimula o desenvolvimento de cáries. Por isso, é preciso estar atento para que a criança não fuja muito da dieta ou exagere no consumo desse tipo de alimento.

Lembrando que após ingerir açúcar é importantíssimo realizar a limpeza dos dentes em seguida, para que estes açúcares sobre os dentes não se tornem ácidos que desmineralizam os dentes e provocam a cárie.

 

Mantenha as consultas com o dentista em dia

 

As visitas ao dentista são essenciais para garantir medidas preventivas e evitar complicações bucais.

Para isso, você pode adotar algumas ações para tornar a ida ao dentista mais agradável para a criança.

As crianças devem ver a higiene bucal como algo prazeroso e divertido. Por isso, faça desse momento uma brincadeira, utilizando escova de dentes e toalhinhas coloridas, ou até mesmo historinhas estimulantes, para incentivar as crianças a incorporarem a saúde bucal à rotina, de forma natural e correta.

Sem falar que a ida programada ao dentista também contribui para uma relação de paciente e profissional, estabelecendo uma relação de amizade.

Afinal, o dentista é um amigo e parceiro do sorriso, não apenas dos pequenos, mas de toda família.

 

Conte com a Policlínica para garantir um sorriso saudável e feliz para o seu pequeno.