É a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de implantes sobre os quais, posteriormente, será instalado uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.
Com essa descoberta a odontologia avançou muito na área de reabilitação oral, dando a oportunidade aos pacientes desdentados totais ou parciais, saírem da condição de usuários de dentaduras, ou próteses fixas, para usuários de prótese sobre implantes, levando assim, a um resgate de autoestima, a uma função mastigatória mais satisfatória, e o retorno desses indivíduos ao convívio social.
A utilização de implantes dentais revelou-se uma técnica de tratamento odontológico previsível e com alto índice de sucesso.
Como funcionam os implantes dentários?
O procedimento para a colocação de implantes é realizado no próprio consultório odontológico, sob anestesia local, através de uma pequena cirurgia, na qual é feito um pequeno orifício no osso da maxila ou da mandíbula do paciente, e o implante é então “parafusado”.
O implante demora cerca de 2 a 6 meses para cicatrizar (processo chamado de osseointegração), Ao redor do titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo.
Após esse tempo é iniciada a fase de moldagem para a confecção e a instalação da prótese dentária sobre o implante.