É a especialidade da Odontologia que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar os problemas relacionados ao mal posicionamento e mal relacionamento dos dentes (maloclusão) e das estruturas da face (ossos e tecidos moles).
Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries, acúmulo de tártaro e o desenvolvimento de parafunções. Dentes bem posicionados podem melhorar a aparência do sorriso, a mastigação e a fonação.
Precisamos deixar bem claro que tratamento ortodôntico é a busca do engrenamento dos dentes entre as arcadas dentárias. Esse engrenamento visa a estabilidade da mordida após a remoção dos aparelhos ortodônticos.
Para isto precisa-se de um bom planejamento, que se inicia por uma documentação odontológico específica onde existem várias tecnologias a disposição para o profissional atingir os objetivos do tratamento ortodontico (Minimplantes, aparelhos auto ligados, Cirurgias Ortognática e propulsor mandibular). Enquanto aparelhos ortodônticos sem planejamento visam simplesmente o alinhamento dos dentes não se preocupando com a estabilidade do tratamento.
Nos dias atuais onde a aparência corporal está em destaque também precisamos lembrar do nosso sorriso pois ele é nosso cartão de apresentação em nossa sociedade e pode influenciar positivamente ou negativamente nossa vida Social.