A realidade do uso dos aparelhos ortodônticos não é muito atual, e seus primórdios possuem muitas diferenças em relação aos atuais.
O primeiro aparelho ortodôntico surgiu em 1728 e era conhecido como “bandeau”. Ele foi desenhado pela primeira vez pelo cirurgião dentista francês, Pierre Fauchard.
Era feito de material metálico, com uma estrutura em forma de ferradura e era acompanhada de uma tira extensora, com o intuito de auxiliar a expansão da arcada dentária e, dessa forma, abrir espaço para acomodação de novos dentes.
Mas se tem algo que, apesar de todas as evoluções, ainda possuem em comum, é o seu objetivo.
Sua principal função está atrelada ao propósito do alinhamento dos dentes. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o benefício estético não é a principal razão para aderir ao tratamento.
Ele apresenta-se como uma forma de tratar diversos problemas bucais, dentre eles: dentes separados, apinhamento, mordida cruzada e mordida aberta.
Ao corrigir essas questões, automaticamente a estética bucal será um dos resultados, auxiliando, também, na melhora da autoestima.
Mas a pergunta é, qual a idade correta e mais adequada para iniciar o tratamento com o aparelho ortodôntico?
Tudo no tempo certo
Como já apresentamos, o uso do aparelho ortodôntico traz diversos benefícios para a saúde bucal, ao corrigir problemas que interferem diretamente no bem-estar em relação não somente à parte estética.
Mas para que esses resultados sejam alcançados com qualidade, é preciso ficar atento a questões como: optar por um tratamento com um dentista de sua confiança, que possua experiência e boas condutas de trabalho, como os profissionais da Policlínica; e à idade adequada para a inserção do aparelho.
Há muitas dúvidas quando se trata desse assunto, por isso antes de qualquer apontamento, a nossa indicação é de que você procure uma avaliação profissional para possuir um diagnóstico mais preciso.
Será após uma análise criteriosa do paciente, que o dentista dirá se há a necessidade de começar um tratamento ou não.
De acordo com dados da Associação Ortodôntica Americana, a idade certa para iniciar o uso do aparelho é em média aos sete anos.
Isso porque é o período onde a criança estará apresentando a dentição mista, ou seja, dentição de leite e permanente juntas.
Cuidados durante o uso do aparelho ortodôntico
Se tratando de saúde bucal, a limpeza sempre será um dos principais cuidados que você deve ter para garanti-la com êxito. E com uso do aparelho ortodôntico essa necessidade aumenta ainda mais.
Por isso, opte por uma boa escova de dentes, com cabeça pequena e cerdas macias. No momento da escovação, deixe a escova em um ângulo abaixo do aparelho e na sequência mova-a suavemente para cima e para baixo.
Assim, você permite que as cerdas passam por baixo do fio e alcancem os dentes. Mesmo com o aparelho, é preciso passar o fio dental para potencializar a higienização. Para finalizar, utilize antissépticos bucais.
E se precisar de assistência, saiba que pode contar com a Policlínica.