Sensibilidade dental: Por que isso acontece e como tratar?

Sensibilidade dental: Por que isso acontece e como tratar?

Você tem sentido dores de dente e não sabe qual é a causa? Essas dores ocorrem também em cada escovação? Então continue lendo e descubra o porquê disso acontecer. 

A sensibilidade nos dentes é um problema comum na maioria das pessoa e, muitas vezes, não se tem o conhecimento da causa. Saber qual a causa ajuda no tratamento de diminuir ou até mesmo evitar a sensibilidade. 

Mas calma. Existe tratamento e sim, ela pode ser inclusive evitada. 

 

O que é Sensibilidade Dental?

 

A Sensibilidade Dental também é conhecida como hipersensibilidade dentinária.

Ela se trata de uma dor que sentimos nos dentes quando estes entram em contato com algum alimento ou bebida quente, gelada, doce ou ácida demais. Também há relatos de pessoas que sentem com o ar gelado. 

O problema surge quando a sua primeira camada dentária, o esmalte, é desgastada e entra em contato com as terminações nervosas, alcançando a polpa.

Ela afeta os dentes por causa da ocorrência em que as superfícies da dentina ficam expostas. Isso ocorre quando o esmalte que protege os dentes se desgasta, ou quando uma restauração é removida, expondo a dentina. 

 

Quais as principais causas?

 

Muitos são os fatores que podem resultar na sensibilidade dental e para que você tenha um pouco mais de noção sobre isso, separamos algumas delas. 

 

Escovação forçada e excessiva

 

O movimento errado de vai e vem realizado na superfície da frente dos dentes no momento da escovação, quando feita com muita pressão sobre a superfície dentária, pode gerar uma retração da gengiva e expor o limite entre o esmalte da coroa e o cemento da raiz, deixando a dentina exposta provocando a sensibilidade.

 

Má higiene bucal

 

Uma higienização mal feita pode gerar manchas brancas e/ou cavitações na superfície de esmalte, em decorrência do acúmulo de placa. Estas manchas brancas são o início da conhecida cárie dentária, que quando evolui, sua aparência é marrom escura. 

 

Dieta muito ácida

 

A ingestão de grande quantidade de refrigerantes ou isotônicos, ricos em açúcar, pode causar uma corrosão da camada dos prismas de esmalte em decorrência da queda brusca de pH bucal.

Além dessas bebidas, estão incluídas na lista: cerveja, iogurte, tomate, vinagre e frutas cítricas.

E ainda, escovar os dentes logo em seguida agrava o problema, pois o movimento da escovação juntamente com os ácidos geram uma abrasão e acelera a corrosão. Se possível, após ingerir espere vinte minutos para fazer a higiene bucal.

 

Bruxismo

 

Fique atento! Se você possui o costume de ranger os dentes durante o sono, procure seu dentista de confiança o quanto antes.

Esse hábito também pode causar sensibilidade pois, a pressão sobre os dentes gera desgaste no esmalte, deixando a dentina exposta. 

 

Clareamento Dental

 

O componente do produto clareador penetra no esmalte quebrando os prismas de esmalte, esta reação química em alguns casos podem gerar inflamação e sensibilidade temporária. 

 

Afinal, como tratar a sensibilidade dental?

 

Antes de qualquer iniciativa, faça uma visita ao dentista. Ele saberá lhe orientar sobre os procedimentos corretos para o tratamento. 

Em casa, você pode seguir algumas recomendações, como: Use uma escova de cerdas macias;

Escove corretamente, mas não em demasia; Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária e com alta concentração de flúor para ajudar fortalecer a superfície do dente. 

E saiba que você pode contar com a Policlínica para te ajudar nesse processo.