Tratamento de Canal

Popularmente o tratamento endodôntico é conhecido como “tratamento de canal”.

A principal causa da inflamação pulpar é a cárie, outros fatores que podem levar a necessidade de tratamento endodôntico são traumatismo dentário, infecções da polpa por bactérias proveniente do ligamento periodontal, necessidades protéticas, abrasões dentárias, sensibilidades exageradas entre outras.

O mais notável dos sintomas é quando existe dor espontânea de forma latejante e que aumenta com o calor. Neste caso a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de medicação analgésica não resolve. Também quando após feita uma restauração ou desgaste para prótese o dente fica muito sensível e não responde a tratamento com dessensibilizantes.

Porém, quando a morte da polpa que é chamado de “necrose pulpar” ocorre à formação de um abcesso (acúmulo de pus), geralmente a dor é bem localizada e há dor ao mastigar, também podendo inchar a região.

 

Tratamento indicado

 

Quando o tecido pulpar se encontra inflamado de forma irreversível, infectado ou necrosado, é necessário o tratamento endodôntico.

Para a realização do tratamento endodôntico é necessária a remoção da polpa dental doente, modelagem dos canais e obturação, “fechamento” do espaço que antes era preenchido pela polpa.

Depois de realizado o tratamento o dente necessitará de uma restauração ou prótese para volta a ter sua forma e função normais. Também é importante que se faça um acompanhamento após a realização dos tratamentos, para avaliar a evolução do sucesso dos mesmos.