Tratamento para crianças

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída. É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

Algumas dicas importantes para a boa higiene bucal das crianças:

  • Toda criança deve adquirir o hábito da higiene bucal desde bebê. Essa educação deve vir atentamente dos pais ou responsável, começando com a escovação da gengiva. Existem escovas próprias para escovação bucal do bebê.
    • Antes mesmo de saírem os primeiros dentes, 6 meses (dentes de leite) e de 6 anos (dentes permanentes), pode-se presentear a criança com uma escova de dentes própria para esta idade, despertando a curiosidade e fazendo com que ela imite o ato de escovar os dentes. Ao conseguir que a criança tenha este desejo, você pode ensiná-la a cuidar de seus dentinhos.
    • Diante do espelho do banheiro, coloque a criança sobre uma cadeira (de forma bem segura), a fim de que ela tenha total visão de seus braços e rosto. Fique em pé atrás da criança e com a mão esquerda afaste seus lábios e bochechas. Com a mão direita escove os lados de fora e de dentro dos dentes em movimentos circulares. Escove a parte de cima dos dentes com movimentos “vai e vem”.
    • Após os 7 anos de idade, a criança já pode escovar seus dentes sozinha. Orientada da seguinte forma: a boca deve estar fechada e os dentes devem ser escovados na parte de fora com movimentos circulares. Depois o mesmo movimento deve ser repetido do lado de dentro. A parte de cima dos dentes com movimento vai-e-vem.
    • Após os 14 anos, o adolescente já pode utilizar a técnica de escovação recomendada para adultos.